Close

5 dicas para não cair em golpes com compras online

Comprar pela internet tem se tornado uma tendência em todo o mundo. Pela praticidade, facilidade e muitas vezes mais descontos, as compras online estão se popularizando entre jovens e adultos. Por isso, com a tendência de ter mais clientes, as fraudes também aumentam. Para se prevenir, vamos conhecer 5 dicas para não cair em golpes.

No Rio de Janeiro, por exemplo, as fraudes aumentaram 170%, entre março de 2020 e 2021. Isso porque, com a pandemia da Covid-19, as compras aumentaram. 

Com isso, em março foram 532 casos de fraudes. Já em 2021, no mesmo mês, o número foi de 1452. Esses dados são do Portal G1.

Além disso, com novas ferramentas tecnológicas sempre inovando no mercado, até mesmo os roubos estão cada vez mais discretos e rápidos. 

Máquinas de passar cartão que pegam dados, ou mesmo os famosos golpes de sequestros falsos. Por isso, vamos entender melhor alguns passos.

Como não cair em golpes online: 5 dicas

Algumas fraudes são mais comuns que outras. Mas, as dicas em geral podem te ajudar a evitar que isso aconteça.

1. Pesquise sobre a loja

Se não é um e-commerce famoso, você deve pesquisar, ler relatos de clientes e principalmente avaliar se o site fornece dados confiáveis da empresa. Não tenha medo de perguntar sobre a loja, para saber se são mesmo reais. 

2. Desconfie de grandes ofertas e produtos milagrosos

Um produto muito abaixo do valor da média pode ser um golpe. Isso porque, se a maioria vende por um preço, a tendência é que ele seja uma média. Abaixo disso, o próprio dono não vai conseguir ter tanto lucro. Claro que existem descontos bons e reais, mas procure desconfiar sempre e avaliar as outras opções.

3. Use conexões e aparelhos seguros

Acessar sites de qualquer computador e qualquer conexão de wi-fi pode ser a oportunidade de ter seus dados roubados. Isso porque podem hackear seu computador com mais facilidade, e, assim, ter acesso aos possíveis dados que estão gravados nele.

5 dicas para não cair em golpes online
Foto: Reprodução/Freepik

4. Evite clicar em links no geral

Evitar clicar em links pode ser uma das chances de não ter seus dados roubados. Mesmo se for uma pessoa confiável te mandando um link aleatório, vale lembrar que o celular dela pode ter sido roubado e estão tentando conseguir dinheiro com você também. Prefira sempre digitar o site, ao invés de clicar nos links.

5. Procure indicações e avaliações no reclame aqui

O Reclame Aqui é uma ótima plataforma para você saber se o site é confiável, se realmente entregam o produto ou serviço. Além disso, veja sempre se tem alguém indicando, se é de confiança, se eles postam os clientes com os produtos. Tudo isso serve para gerar ainda mais confiança.

Se você tem um e-commerce e sabe que seus clientes confiam em você, mas ainda falta algo para impulsionar e melhorar seus resultados, a Venda Válida te ajuda. Através do WhatsApp Business, a verificação oficial do Facebook fornece muito mais segurança.

Além disso, o Web Push notifica seus clientes e usuários do site sobre o que você quiser: cupons, promoções e novidades. 

E mais do que isso, as recuperações por SMS, e-mail e ligação também funcionam para aqueles que abandonam o carrinho de compras, tiverem o cartão recusado ou um boleto que não foi pago.

Tudo isso bem personalizado para você ter os melhores resultados. Fale com um dos nossos especialistas e entenda tudo sobre as soluções da Venda Válida.

Leia também: Como começar a se preparar para a Black Friday

Deixe uma resposta

Close