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5 estratégias de vendas para datas comemorativas

As datas comemorativas são muito esperadas por todas as lojas. Porém, com a pandemia da Covid-19, muitos comércios físicos tiveram que ser fechados e não conseguiram voltar ao mercado. Assim, as vendas online tiveram seu destaque. Por isso, conheça 5 estratégias de vendas para datas comemorativas.

Em 2020, 75 mil lojas tiveram que ser fechadas, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Destes, as micro e pequenas empresas são 98,8%, com dados divulgados pela Agência Brasil.

Assim, muitas pessoas migraram diretamente para as compras online. Se antes isso já era uma prática comum para os brasileiros, com muitas lojas fechadas se tornou a única opção. 

As datas comemorativas são uma ótima opção para aumentar as vendas de uma loja, já que é um período que com certeza muita gente vai estar buscando presentes. Isso acontece em vários meses do ano, principalmente em feriados: carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e natal.

Mas como conseguir usar as estratégias a seu favor?

5 estratégias para vender mais em datas comemorativas

Existem ações que podem facilitar o processo de vendas na sua empresa. 5 estratégias de vendas vão te ajudar.

1. Presentes personalizados

As datas comemorativas são sempre repletas de significados e símbolos. A páscoa tem o coelho, o natal tem o papai noel. Invista nestes personagens! Em feriados como Dia das Mães e dos Pais, personalização específica como por exemplo com fotos pode ser seu diferencial.

5 estratégias de vendas para datas comemorativas
Estratégias para o Dia dos Pais | Foto: Reprodução/Freepik

2. Kits diferenciados e especiais

Entre as 5 estratégias para vender mais, kits podem ser sua solução. Em datas especiais, você pode investir ainda mais nisso. Por exemplo, se o cliente levar dois itens diferentes que você escolher para o kit, ele consegue um desconto para o terceiro.

3. Cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser o que fideliza o cliente ao seu site. Com o maior número de concorrentes no mercado, você pode conseguir fazer a venda se der um cupom de desconto. O web push serve para isso também, e assim você notifica o cliente na página que ele estiver.

4. Engaje clientes antigos e fortaleça o pós-venda

É ótimo conquistar novos clientes, mas você também pode fidelizar aqueles que já confiam no seu negócio ou serviço. Estabeleça uma boa comunicação com eles, invista em canais que facilitem a divulgação de novidades e exclusividades.

Neste caso, a Venda Válida oferece soluções omnichannel, onde você pode combinar fluxos de comunicação por e-mail, SMS, o próprio Web Push e até WhatsApp Business.

Outro ponto importante: O  pós-venda com qualidade e prestatividade na informação e  atendimento é fundamental para que um consumidor retorne.

5. Opções de frete e pagamento

O frete pode ser o que faz o consumidor desistir da compra. Ofereça diversas opções, com preços diferentes. O pagamento também tem que ser diversificado, assim o cliente escolhe a melhor opção para ele. As duas opções podem ser decisivas para a compra, para que o cliente não abandone os produtos no carrinho.

Mas calma, se isso acontecer, também temos a solução. A Venda Válida trabalha com retenção de clientes. Além do carrinho de compras abandonado, recuperamos também por cartão recusado e boleto bancário que foi gerado e não pagaram. 

Para saber mais, fale com um dos nossos especialistas. Temos também o WhatsApp Business para fortalecer sua marca e o Web Push, para notificar seus clientes dentro do seu site! 

Leia também: Por que usar newsletter em estratégias da empresa?

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