Close

7 dicas para e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das diversas estratégias para conseguir um contato direto e manter seu cliente mais perto da empresa. Nesse texto, você vai conhecer as 7 dicas para e-mail marketing principais.

Eles são muito usados e possuem uma comunicação muito boa para vender diretamente para o cliente, por isso essa é sua função principal. Mas, as 7 dicas para e-mail estão fundadas em como fazer isso de um jeito que sua taxa de abertura aumente e seus cliques no e-mail também. 

Não basta apenas enviar o e-mail. Escrevendo um bom texto, suas métricas aumentam e dessa forma você consegue divulgar sua empresa de um jeito muito comunicativo.

Uma pesquisa divulgada pela Oberlo mostrou que 87% dos empreendedores e lojistas usam o e-mail para divulgar conteúdos. Além disso, 81% dos pequenos negócios usam o e-mail como principal canal para conseguir atrair leads. 

Ou seja, o e-mail pode ser usado para diversas estratégias e as ideias de e-mail marketing são as mais variadas. Você pode divulgar conteúdos novos para atrair novamente os mesmos clientes, ou mesmo fazer uma promoção para novos clientes. Assim, eles se tornam leads em potencial para seu negócio.

As ideias de marketing digital levaram à criação de diversas estratégias hoje muito comuns, como os próprios e-mails, ou mesmo postagens em blogs ou redes sociais. Além disso, essas estratégias conseguem trazer novos tipos de clientes para seu negócio, já que o uso de diversas estratégias pode ser uma ação muito comum.

Mas quando se pensa em como fazer e-mail marketing, existem algumas dicas para facilitar ainda mais esse processo. Algumas funcionalidades também te ajudam, como ter uma boa lista. Vem conferir como conseguir um bom e-mail marketing.

7 dicas de e-mail marketing
Dicas para e-mail marketing. | Foto: Reprodução/Pixabay

7 dicas de como fazer e-mail marketing 

7 dicas para e-mail marketing podem ser fundamentais para que a taxa de abertura e de clique seja ainda maior. Vem conferir algumas delas! 

 1. Título

Como já explicamos melhor em outro texto, a escolha do título do seu e-mail marketing pode ser fundamental para aumentar a taxa de abertura. Alguns detalhes, como o nome do destinatário ou mesmo o senso de urgência podem despertar uma curiosidade maior no destinatário. Assim, aumentam as chances de abertura.

2. Tamanho

Se você quer ter as melhores ideias de e-mail marketing, precisa saber que o tamanho do seu e-mail influencia e muito. Como ele é feito para vender divulgando um produto ou serviço, você precisa chamar a atenção do público do jeito certo.

Ou seja, um texto muito grande, sem ser direto nas palavras pode acabar fazendo com que seu destinatário feche o e-mail antes mesmo de pensar em adquirir o que você oferece. 

3. Imagens

Outra característica que influencia muito em como fazer e-mail marketing são as imagens. Existe uma quantidade recomendada. Se você colocar muitas imagens, pode ser que o e-mail do destinatário tenha problemas para carregar.

Porém, não usar imagens também pode ser um ponto negativo. Por isso, as recomendações no uso de imagens são tão importantes para as dicas de e-mail marketing.

4. Linguagem

A linguagem também é algo que influencia muito. Isso porque, se de início o destinatário não consegue entender seu texto, ele pode acabar fechando e nem terminando a leitura.

Além disso, existem algumas técnicas para fazer com que a leitura seja mais dinâmica e leve à conversão, como vamos ver a seguir.

5. Estratégias de persuasão 

Algumas estratégias presentes nas ideias de marketing digital são fundamentais dentro da escrita de um e-mail marketing. Assim como o título com senso de urgência pode trazer mais aberturas, o uso destes termos durante o texto também pode te dar mais cliques.

Palavras como “agora”, “já”, ou mesmo frases de alerta como “última chance”, “último dia para adquirir” levam o cliente a esse senso de urgência para comprar imediatamente.

Outras ações como algo exclusivo também é recomendado. Você pode escrever termos como “exclusivo para você” para o cliente se sentir especial. O uso de exemplos também pode fazer sucesso. Por isso, use seus cases de sucesso nessa hora para mostrar o sucesso do seu negócio.

7 dicas para e-mail marketing
Ideias de e-mail marketing. | Foto: Reprodução/Pixabay

6. Call to Action (CTA)  

No final do seu e-mail, a call to action, chamada para ação, é essencial já que o e-mail marketing busca vender ou divulgar algo seu. Depois de todas as outras dicas aplicadas, o final deve ser com esse objetivo. 

Por isso, use termos como “compre agora” ou “adquire já”. Links facilitados para essa compra também ajudam a aumentar os cliques. Coloque botões que chamem a atenção. Assim, o cliente clica e já é direcionado para o seu site.

7. Frequência

A frequência com que você manda os emails para seus clientes também importa. Isso porque eles vão sempre lembrar de você. Se você tiver um dia fixo na semana, pode ser até que eles fiquem esperando seu email na caixa de entrada.

Mas isso pode variar. Você pode mandar uma por semana, ou duas. Fazer testes é fundamental para saber como seu público vai reagir. A taxa de abertura é diferente até mesmo nos horários que você escolher.

Além de todas essas dicas, você precisa entender, também, porque é importante mandar e-mail para seus clientes. Existem diversas vantagens para isso, além de manter o contato e aproximar a comunicação entre vocês. 

Um e-mail marketing de sucesso também requer uma boa lista de e-mails. E se você quiser recuperar clientes, também pode conseguir por essa estratégia.

E para facilitar ainda mais esse processo, a Venda Válida consegue reativar aqueles que abandonaram carrinhos ou não pagaram o boleto. Eles também usam a estratégia de e-mail, tudo automatizado e prático para você.

Além disso, eles podem usar também SMS e ligações personalizadas, com a sua própria voz ou a padrão. São diversas funcionalidades para que você consiga recuperar ainda mais os clientes perdidos. Assim, você vai ter uma lista ainda maior para mandar seu e-mail marketing! 

Fale com um dos nossos especialistas para entender sobre o nosso processo. Você pode agendar uma ligação sem compromisso. Se preferir, entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais @vendavalida. Elas são atualizadas com frequência para te deixar mais perto do mundo do marketing.

Gostou? Não perca a chance de falar com a gente!

Leia também: Como melhorar a recuperação de carrinho

3 comments

  1. It’s truly very complex in this full of activity
    life to listen news on TV, thus I simply use web for that purpose, and get the hottest news.

  2. I simply couldn’t go away your web site before suggesting that I actually enjoyed the usual info an individual provide to your visitors?
    Is gonna be back often to investigate cross-check new posts

  3. Aw, this was an extremely good post. Spending some time and actual effort to generate a great
    article… but what can I say… I hesitate a whole
    lot and don’t seem to get anything done.

Deixe uma resposta

Close