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Newsletter e Email Marketing: Qual a diferença?

O marketing de conteúdo possui vários tipos de produção para que ele aconteça de fato. Um dos exemplos, presentes no inbound marketing, são as newsletter e o email marketing. Você sabe o que é cada um deles e quais as funções principais?

Apesar de hoje ter outras tecnologias muito rápidas também como troca rápida de mensagens, os emails não deixaram de ser populares. Por serem mais formais principalmente para empresas, eles continuam crescendo.

Uma pesquisa realizada pela Statista e divulgada pelo Oberlo mostrou que para 2024, a previsão é que o número de pessoas com contas de email seja de 4,48 bilhões. Em 2019, o número real registrado foi de 3,9 bilhões.

Isso só demonstra como, apesar das novas tecnologias, o email não perde o lugar e conquista ainda mais pessoas com o tempo.

Mas afinal, qual a importância dos emails de marketing de conteúdo para uma empresa? O que é newsletter?

O marketing de conteúdo e a newsletter

O marketing de conteúdo é essencial para atrair o público certo e conseguir fazer com que ele continue acompanhando sua empresa, seja mantendo as compras ou mesmo curtindo suas postagens. Nele, e mais especificamente no inbound marketing, existem diversos tipos de atração do público, como blog posts e redes sociais.

Outras grandes atrações para o novo público ou para manter o seu são as newsletter e o email marketing. 

Newsletter

Você sabe o que é newsletter? Mesmo sendo parecido com o email marketing, a newsletter, ou email informativo, é um envio mais padrão e com dia certo. O conteúdo de marketing de atração pode ser variado, mas o principal são as informações e conteúdos.

Assim, a newsletter leva diversos assuntos para os clientes, buscando sempre informar eles sobre algum assunto de importancia para a empresa e principalmente para os clientes.

A diferença entre email marketing e newsletter
A diferença entre email marketing e newsletter; Imagem do Pixabay

E email marketing? Qual a diferença?

O email marketing tem a principal função de tentar vender ou aumentar os leads da empresa. Ele não busca informar nem levar conteúdos para os assinantes, e sim convencer eles de alguma ação de importância para o marketing.

O objetivo é manter o contato com os clientes também, fazendo com que isso gere melhores vendas.

Por que investir em newsletter e email marketing?

Por isso, apesar de parecerem ser a mesma coisa e pertencerem ao inbound marketing, newsletter e email marketing são diferentes entre si. O marketing de conteúdo utiliza dessas ferramentas para conseguir atrair e manter seus clientes.

Esse tipo de conteúdo e ação são importantes para sua empresa, porque além do contato com seus clientes, você entende os gostos e ainda consegue enviar outros conteúdos relevantes para eles. Você ainda consegue falar diretamente da sua marca, sobre seus produtos ou mesmo sobre sua empresa.

Os resultados podem ser bem rápidos, já que você dispara o email e o conteúdo já chega na caixa de entrada do cliente. Com a taxa de cliques e aberturas, você consegue saber qual tipo de conteúdo aquele público costuma ter mais interesse, ou ainda qual produto atrai mais.

É importante ter esse tipo de marketing. Afinal, é ele que consegue te deixar mais perto ainda da relação entre empresa e cliente. Além disso, outras ferramentas também ajudam na recuperação de clientes.

Você pode utilizar não só emails para isso, como também SMS e ligação customizada. Mas calma, não é tão complicado assim. A Venda Válida fornece todo esse processo para você. 

A gente possui soluções para e-commerces, assinaturas ou times de marketing digital. Além disso, a retenção ocorre através de carrinhos abandonados ou checkout abandonada. São praticidades para que você não perca aquele cliente que não finalizou a compra, por exemplo. 

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