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A experiência do cliente e o omnichannel

O omnichannel é uma estratégia muito comum. Isso pensando sempre em melhorar a experiência de compra do cliente, com a integração do online e offline. Mas afinal, você sabe qual é a importância e o que é o omnichannel e a experiência do cliente?

Esse tipo de estratégia está cada vez mais frequente. Segundo uma pesquisa divulgada no E-Commerce Brasil, 60% dos consumidores já consomem de forma híbrida, ou seja, varejo físico e online. 

Na teoria, é a integração que busca melhorar a experiência do cliente. Por isso, melhora a relação entre a comunicação e as vendas online e offline. 

Se separar a palavra por partes, “omni” é do latim e seria transmitir sentido de tudo, de uma parte inteira. Já o “channel” é mais famoso e vem do inglês. Ele significa canal. Unindo os dois conceitos, seria algo como dar sentido a todos os canais.

Pensando bem mais na prática, o omnichannel acontece quando você está na loja física. Ainda sim, verifica no modo online, se tem o produto em estoque. Ou ainda, quando você encontra o produto no site, faz o pedido na loja física e recebe em casa.

Quais as vantagens do omnichannel e da experiência do cliente?

Existem algumas vantagens que mostram a importância, principalmente na experiência do cliente ao comprar na sua loja.

Otimização de canais

A otimização de canais, unindo o físico e o online, permite que o cliente escolha bem como quer fazer compras. Ele pode verificar a disponibilidade do produto no site online e retirar na loja física. A experiência fica muito mais dinâmica e a favor do cliente.

Velocidade e agilidade

Se tudo está ligado, a agilidade do cliente ao comprar na sua loja também tende a ser maior. Isso porque ele pode escolher por onde começar e terminar, no online e no offline. 

Se a experiência não estiver sendo boa no online, ele pode recorrer ao offline e o contrário também funciona. Com tudo ligado, o omnichannel tende a fazer bem mais sucesso.

A experiência do cliente e o omnichannel
Foto: Reprodução/Freepik

Mais atendimentos e resultados melhores

É possível que o mesmo atendente fale com mais de um cliente por vez. No online, isso é prático e facilita o atendimento. Por isso, além de melhorar a experiência do cliente, seus resultados também melhoram. 

Isso porque seus clientes ficam satisfeitos com a resposta, e podem até mesmo serem atendidos por um chatbot inicial. Isso otimiza ainda mais o tempo dos atendentes, e o cliente tem a resposta mais rápida.

Por isso, busque sempre melhorar a experiência do cliente. Para trazer aqueles que chegaram a demonstrar interesse mas não finalizam a compra, a Venda Válida recupera essas vendas através de SMS, e-mail ou ligações.

Além disso, também tem o WhatsApp Business, que passa a confiança ideal para seu cliente. Ele pode até mesmo preferir a experiência do online e usar o aplicativo mais vezes para se comunicar com sua empresa.

O Web Push da Venda Válida também funciona muito bem no seu site. Isso porque ele engaja seus clientes, mandando notificações como promoção e descontos exclusivos. Fale com um dos nossos especialistas e não deixe a oportunidade passar!

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