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A importância da retenção de clientes na empresa

Na busca pela retenção de clientes, analisar resultados e ter uma boa comunicação com eles é muito importante. Isso porque a boa comunicação pode levar à conversão, e observar com detalhes as métricas e resultados pode fazer com que isso continue acontecendo. Por isso, vamos entender a importância da retenção de clientes.

Uma pesquisa da Microsoft sobre atendimento ao cliente, publicada no site da Movidesk, mostrou que 77% dos clientes preferem e enxergam melhor marcas que aceitam o feedback sobre um serviço ou público.

Isso mostra que a comunicação com o cliente é importante. Ele também precisa falar sobre o que achou da marca e a empresa precisa observar como isso melhora os resultados do seu negócio.

Além disso, a Zendesk divulgou uma pesquisa sobre a retenção dos clientes. Nela, o resultado é surpreendente: é de 5 a 25 vezes mais caro a empresa ou negócio conseguir um novo cliente quando comparado a manter o atual.

Ou seja, é muito importante sempre acompanhar o retorno dos seus clientes. Isso pode acontecer de diversas formas.

Por isso, vamos analisar porque é importante investir na retenção dos seus clientes.

A importância da retenção de clientes

Como já explicado em outros textos, reter clientes significa manter eles, fazer com que permaneçam junto do seu negócio. Por isso, vamos ver os principais tópicos da importância disso.

Menos marketing

Você deve se preocupar com os clientes que já possui, pois eles já estão mais próximos da sua empresa. Assim, você não precisa investir tanto em ações. Mas claro, é preciso lembrar que é sempre importante atrair novos clientes. Porém, saiba manter os antigos.

Confiança

Se você conquistar o cliente que já tem, ele pode confiar muito mais no seu negócio. Assim, efetuar mais compras do seu produto ou serviço. A relação com clientes e sua empresa é muito importante para manter seu negócio.

A importância da retenção de clientes
Métricas e resultados. Foto: Reprodução/Pixabay

Melhorias e retornos

Consequentemente, se você tem um contato maior com o cliente, deve dar espaço para que ele forneça feedbacks sobre seu negócio. Ouvir o cliente é fundamental para crescer, já que é ele que se interessa pelo que você tem a oferecer.

Mais lucros

Se você tem a confiança do cliente que conseguiu reter, a relação com ele está boa, você consegue oferecer ainda mais produtos ou serviços, já que já existe confiança e ele aprova o que você oferece, se tornando um bom consumidor desde antes. Assim, fica mais fácil de ele aprovar, também, as novidades.

Menores custos

Como detalhamos na pesquisa citada anteriormente, conquistar novos clientes custa de 5 a 25 vezes mais do que manter o que você já tem. É mais barato conquistar os que já estão próximos de você, assim eles até podem te indicar para novos e ainda melhora a relação com clientes na sua empresa.

São diversas vantagens, e você pode aproveitar todas elas. Isso se você topar uma parceria com a Venda Válida. Nós trabalhamos diretamente com a retenção de clientes de diversas formas, como por SMS, e-mails personalizados ou mesmo ligação de voz customizadas com a voz que você preferir, a padrão ou a sua.

Ainda te ajudamos a analisar resultados com uma análise mais simples para você ficar por dentro do que está funcionando ou não.

Eles possuem especialistas para trabalhar com isso. E a parceria pode ser diversa, com e-commerces, times de marketing ou mesmo com clubes de assinatura. Você também pode fazer parte disso! Agende uma chamada sem compromisso para entender melhor sobre o nosso trabalho. Métricas e resultados fazem diferença no crescimento da sua empresa.

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