Close

A origem da Black Friday: por que tem esse nome?

Na última sexta-feira de novembro, acontece o evento mais esperado por muitos e-commerces: a Black Friday. Por isso, vamos descobrir um pouco mais sobre ela. Você conhece a origem da Black Friday? 

Lá nos Estados Unidos, ela é muito mais tradicional e famosa. Por aqui, a Black Friday chegou há cerca de 11 anos, em 2010, mais precisamente no dia 28 de novembro.

Na primeira edição brasileira, o evento era somente online. Isso porque virou uma tradição por conta da praticidade. Em 2020, por exemplo, divulgaram uma pesquisa pelo Google e mostra que quase 60% dos consumidores iriam comprar por aplicativos.

Esses dados foram divulgados pelo Canal Tech, e mostram a grande probabilidade da tecnologia ser usada cada vez mais na Black Friday.

Apesar disso, a adesão às promoções nas lojas físicas também foi grande. Hoje, é uma tradição também, que costuma fazer sucesso. Algumas lojas abrem às 00h e já começam a promoção logo cedo.

Vamos, então, entender porque a data tem esse nome.

Black Friday: a origem do evento e o nome

Com tradição oficial nos Estados Unidos, a Black Friday é sempre comemorada após o Dia de Ação de Graças, que é a celebração à 1621, quando nativos americanos e colonos ingleses se juntaram para comemorar boas colheitas daquele ano.

Por lá, é um evento que marca o início das compras de final do ano. Por isso, muitas vezes eles já ilustram até mesmo com a figura do Papai Noel. 

Além disso, existem desfiles muito famosos em Nova York na data. Para estender ainda mais as promoções, muitas marcas começam a vender produtos com desconto semanas antes. Outras, usam o mês de novembro inteiro para celebrar e vender mais.

E no Brasil?

Apesar de não fazer sentido comemorar o Dia de Ação de Graças, o Brasil resolveu aderir à Black Friday. Quem deu início foi um site chamado Busca Descontos. Com isso, vários outros sites acompanharam e também criaram descontos. 

A origem da Black Friday
Foto: Reprodução/Freepik

Hoje, muitos brasileiros apelidam a data como “Black Fraude”, pelos falsos descontos sinalizados pelos lojistas. No entanto, ainda é um mês de muita expectativa, tanto para os clientes, quanto para as lojas físicas e online.

Para não cair nos golpes online, algumas dicas podem te ajudar nesse processo e evitar que seu cartão seja clonado. Clique aqui para saber mais.

Por que tem esse nome?

O termo Black Friday já foi usado para várias situações diferentes. Porém, segundo a Superinteressante, o primeiro registro foi em 1869. Naquela data, dois acionistas de Wall Street compraram muito ouro nos Estados Unidos, com a intenção de vender bem mais caro.

No entanto, numa sexta-feira, o mercado de ouro quebrou e deixou vários investidores sem o valor que eles estavam imaginando conseguir. Por isso, usaram o termo “Black” para se referir à crise.

O termo ainda é muito polêmico, pois é considerado uma definição racista. No entanto, ainda é a forma mais comum de se falar da data, talvez por enquanto.

Porém, a Black Friday conhecida hoje surgiu anos depois. Ainda nos  Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é marcado por partidas de futebol americano.

Os policiais da Filadélfia usavam o termo para se referir à sexta-feira próxima ao jogo e depois do feriado, em que a cidade tinha muito mais trânsito e eles não poderiam descansar. Os comerciantes aproveitavam o movimento para tentar vender, o que acabou virando tradição.

Se você tem um e-commerce e quer ainda mais sucesso na data, a Venda Válida trabalha com a recuperação de clientes. Isso pode acontecer com carrinho de compras abandonado, boleto não pago ou cartão recusado.

Além disso, o Web Push engaja seus clientes e oferece promoções e descontos para eles. O WhatsApp Business, por exemplo, passa a confiança ideal para que o cliente compre diretamente com você.

Nessa época de fraudes, é importante que eles confiem na sua empresa. Por isso, fale com um dos nossos especialistas e entenda mais sobre nossas soluções. Você não vai se arrepender e seus resultados vão ser ainda melhores!

Leia também: 3 histórias de empreendedores reais para te inspirar

Deixe uma resposta

Close