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As melhores dicas para ter sucesso na newsletter

A newsletter é uma ótima estratégia de comunicação. No entanto, não é apenas escrever e enviar para seus clientes. Por isso, vamos te mostrar as melhores dicas para ter sucesso nos seus resultados da newsletter.

Existem diversas estratégias para conseguir aumentar seus resultados. Primeiro, vale pensar que é uma estratégia muito usada e comum entre todos no mundo.

Segundo uma pesquisa de projeção da Statista divulgada na Oberlo, a previsão é que em 2024, 4,48 bilhões de pessoas no mundo vão ter contas de e-mail. Isso representa quase metade da população global.

Em 2019, esse número estava em 3,9 bilhões. Ou seja, é um crescimento acelerado e de diversas formas, já que muitos possuem o e-mail pessoal e também o profissional, separados.

A tendência é que esse número cresça cada vez mais e o e-mail continue sendo a forma profissional de comunicação. Não só isso, a newsletter é mais informativa e comunicacional. Clique aqui para entender mais sobre suas funções.

Com isso, ela pode servir para informar seus clientes sobre diversos assuntos internos da sua empresa e deixar eles ainda mais próximos, aumentando a empatia entre vocês. Você pode ler mais sobre por que usar a newsletter em estratégias da empresa.

Dicas para ter sucesso na newsletter

Existem diversas dicas e maneiras de conseguir aumentar e melhorar os resultados da sua newsletter. Vamos conhecer as principais e as que mais vão te ajudar a ter sucesso.

A estrutura: texto, tamanho, título e fotos

A primeira coisa para se pensar é a estruturação da sua newsletter. Entre as melhores dicas, você deve estar atento a essa sempre. Seu texto não deve ser muito grande, e é recomendado uma porcentagem de 40% imagem e 60% texto. O título também deve chamar a atenção para que seus resultados melhorem ainda mais com a alta da taxa de abertura e clique. 

As melhores dicas para newsletter
Estratégias para newsletter | Foto: Reprodução/Freepik

Hiperlinks e direcionamento do texto

Outro fator importante para ter sucesso na newsletter é investir em hiperlinks de relevância para seu conteúdo. Os sites devem ser conhecidos, para gerar autoridade. Além disso, você pode também fazer hiperlinks com textos e sites da sua empresa. Assim, o conteúdo fica completo e quem quiser saber mais sobre o assunto que você estiver falando, é só clicar naquele link. 

O direcionamento do texto também importa. Além de não ser tão grande, deve ser direto e simples, mas sempre de acordo com a linguagem que você usa na sua empresa. Se quiser falar mais sobre algum assunto e estender o conteúdo, uma dica é justamente o hiperlink, para não prolongar e levar o leitor para outro texto de interesse.

Tipos de newsletters

Existem diversos tipos de newsletter para você investir e usar a criatividade. Como devem ser informativas, há várias formas de fazer isso. Você pode falar para sua base as novidades de dentro da sua empresa, os novos funcionários, ou mesmo cases de sucesso. 

Ou ainda, enviar uma newsletter mensal com todas as novidades juntas, ou uma sobre notícias relacionadas com a área de atuação da sua empresa. Por isso, existem dicas para explorar sua criatividade.

Existem ainda outras dicas para melhorar os resultados que você não deve deixar de pensar.

O sucesso na newsletter: pensando além do conteúdo

Depois de todas essas dicas sobre o conteúdo que você vai escrever, linkar e as imagens que vai colocar, existem outras dicas que também devem ser pensadas.

1. Mobile x Desktop

Você pode conseguir escrever a newsletter perfeita, que vai ter uma ótima taxa de abertura. Mas ainda sim, ocorre um problema: apesar de conseguirem abrir o conteúdo, seus leitores não conseguem ler e carregar pelo celular. Por que isso é importante?

Uma pesquisa divulgada na Kinsta revelou que quase 42% de todos os e-mails abertos acontecem por aplicativos mobile. Ou seja, seu cliente pode estar abrindo seu e-mail pelo celular e não visualizando por completo. Veja sempre como o e-mail vai ficar no celular e faça testes de envio.

2. Público segmentado

É muito importante manter sua base de newsletter sempre atualizada. Assim, além de seus e-mails não irem para a caixa de spam, suas taxas também não vão ser afetadas.

Além disso, ter o público segmentado é importante para ter um conteúdo diferenciado. Pode ser que seus clientes prefiram um conteúdo sobre conteúdos internos e novidades da empresa, por exemplo. 

Mas a base geral, com leads e oportunidades de vendas, podem preferir um conteúdo mais informativo sobre seu serviço. Assim, você atende todos os públicos e de um jeito diferente, mas que vai satisfazer todos.

Existem outras formas feitas exclusivamente para aumentar os cliques também. Leia mais.

As melhores dicas para sua newsletter
Bons resultados escrevendo newsletter | Foto: Reprodução/Freepik

3. Praticidade no envio

Existem diversas ferramentas que você pode usar para automatizar o processo de envio da sua newsletter e ter os melhores resultados expostos para você. Procure aquela que entra no seu orçamento para ir testando, depois você pode ir alternando entre as ferramentas.

Mas lembre-se que deve ser uma que apresenta os resultados dos seus envios. Assim, você consegue fazer testes e entender melhor qual é a estratégia que dá certo para o seu negócio e seus clientes.

4. Inscrição facilitada x cancelamento simples

Com sua base atualizada, você sabe que os clientes cadastrados estão ali porque autorizaram o uso do e-mail deles. Isso pode acontecer de diversas formas: você pode ter um campo no seu site que permite que o usuário cadastre seu e-mail. Ou, quando um cliente finalizar um contrato com você, é possível pedir a autorização para envio das newsletters também.

Assim como a inscrição na sua base deve ser facilitada e o cliente deve conseguir fazer isso de forma ágil, o cancelamento também tem que ser prático. Todos os envios que você fizer sempre tem que ter um link de cancelamento na base. Geralmente fica no rodapé em letras menores que o texto, mas visíveis.

É legal também perguntar o motivo pelo qual o cliente está tirando o e-mail dele dali. Dessa forma, você consegue analisar se é porque estão sendo muitos envios, ou ele não gosta mais do conteúdo, por exemplo. Vale o questionário para entender possíveis mudanças nas suas estratégias.

5. Simplificar os resultados

Além de todas as vantagens e funcionalidades da newsletter, outras estratégias podem te ajudar a melhorar os resultados.

A retenção de clientes vai te ajudar e ela acontece quando o usuário do seu site escolhe vários produtos, adiciona no carrinho de compras mas acaba fechando o site e não finalizando o pagamento. Ou ainda, quando chega a escolher os produtos e a forma de pagamento, como o boleto, mas não paga. 

Pode ser que o cartão foi até cadastrado, mas não passou e o cliente desistiu da compra ali. Perdas como essas não podem acontecer, afinal estava tudo encaminhado para que a compra fosse finalizada.

Por isso, a Venda Válida trabalha com a recuperação desses clientes. Para isso, existem diversas formas de atuação: SMS, e-mail ou ligações personalizadas com a voz que você quiser gravar.

Ainda não está satisfeito? Tem mais! O Web Push da VV pode servir para notificar promoções e cupons de desconto para o usuário nas páginas que você quiser do seu site. 

O WhatsApp Business gera a autoridade certa, com a verificação pelo Facebook, para que o cliente saiba que aquela conta é da sua loja oficial. Se interessou por algum serviço citado? Fale com um dos nossos especialistas que eles vão te explicar mais sobre as nossas soluções.

Assim, além de melhorar as estratégias da sua newsletter com as dicas do nosso blog, você também aumenta os resultados diretos da sua empresa.

Leia também: 5 estratégias de vendas para datas comemorativas

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