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Atendimento ao cliente e pós-venda: como investir?

A jornada do cliente é feita de várias etapas. Além de vender, é importante, também, investir num atendimento ao cliente e na experiência do pós-venda. Mas como fazer isso?

Essa etapa pode ser considerada uma das mais importantes da jornada. É ela que pode trazer o seu cliente de volta, ou mesmo te recomendar para novas pessoas.

No novo cenário da pandemia, com lojas voltando a funcionar, é importante saber como se comunicar com o cliente. Além disso, o atendimento completo e o pós-venda também importam.

Investir num atendimento ao cliente de qualidade é uma das chaves do sucesso. Isso porque apenas 11% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com a forma que são atendidos. Os dados são da pesquisa da Hibou, divulgada no portal Terra.

Além disso, a expectativa de uma boa experiência é maior hoje. 54% esperam mais desse tipo de ação atualmente, do que há um ano. Isso de acordo com dados divulgados na Movidesk.

Por isso, se você fez a venda e acha que acabou a interação e a comunicação com o cliente, comece a cogitar a opção do pós-venda também. Mas como fazer isso?

Como começar a ter um bom atendimento ao cliente e um pós-venda de qualidade

Existem alguns passos sobre como investir nas vendas e começar a ter um atendimento ao cliente de qualidade e uma boa experiência no pós-venda.

Feedback

Depois da entrega do produto ou do serviço, peça um feedback para o cliente. Assim, além de isso poder te trazer novas ideias, você se aproxima ainda mais dos consumidores e dos gostos deles. A comunicação entre empresa e cliente é bem importante.

Isso é muito importante, já que 77% dos clientes têm uma visão mais positiva de empresas que pedem e aceitam o feedback dos seus consumidores.

Reconheça seu público-alvo e use a linguagem própria

É importante saber como falar com seus clientes para um bom atendimento e para a experiência no pós-venda. Por isso, estude sobre seu público-alvo.

Por exemplo, se você vende para empresários, empresas ou empreendedores, a linguagem é uma. Se você vende para o público em geral, é outra. Identifique a linguagem do seu público e use a mesma.

Atendimento ao cliente
Foto: Reprodução/Freepik

Facilite o contato entre o cliente e a empresa

Ofereça várias opções de contato para o atendimento ao cliente. E-mail, telefones, chat bots e até mesmo WhatsApp Business. Com a verificação oficial do Facebook no aplicativo de comunicação mais usado do Brasil, seus clientes vão ter bem mais confiança para falar com você.

A Venda Válida oferece essa opção se você quiser passar mais confiança na conversa com os clientes. Além disso, se você tem um e-commerce, o Web Push pode servir para notificar os usuários dentro do seu site.

Assim, você consegue mandar descontos exclusivos, promoções e cupons. Se precisa aumentar bem suas vendas e melhorar seus resultados, a Venda Válida recupera seus clientes por SMS, e-mail ou ligações também. 

Fale com um dos nossos especialistas e entenda mais sobre nossas soluções e como elas podem te ajudar a vender bem mais. Isso também pode melhorar seu atendimento ao cliente e a experiência no pós-venda.

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