Close

Como começar a empreender: as melhores dicas

Começar a empreender não é uma tarefa muito fácil. Hoje, o mercado possui várias áreas e se expande cada vez mais. Por um lado, permite o aumento de áreas para investir, e por outro, aumenta a concorrência. Mas calma, existem dicas que prometem te ajudar bem nesse processo. 

Durante a pandemia da Covid-19, o empreendedorismo aumentou no Brasil. Segundo uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em conjunto com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo em 2020 bateu recorde no Brasil. O número de novos autônomos foi o maior em 20 anos, como divulgado no Portal Terra.

Existem diversos fatores que influenciam bem nisso, como o desemprego. Com 13% da população sem trabalho, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o empreendedorismo se tornou uma opção na crise que veio com a doença da Covid-19.

Por isso, começar nessa área parece uma tarefa desafiadora. Para te ajudar nessa, vamos começar te falando como iniciar e quais as melhores estratégias para se usar.

Como começar a empreender com estratégias inovadoras

Algumas dicas são fundamentais para você começar a investir no empreendedorismo. Por isso, fique atento, faça sua lista e se planeje!

Desenvolva sua ideia

Toda ideia inicial parece inovadora. Para que a sua realmente seja o diferencial do mercado, desenvolva melhor e detalhe bem tudo o que você deseja fazer. Por isso, planeje: Qual vai ser o setor que você vai atender? Para qual público? Vai vender por onde? Quem vai te ajudar nessa? Vai contratar algum serviço para te ajudar? E o marketing? Pense em tudo!

Essas são algumas perguntas que você deve pensar. Então, se você já sabe como começar a empreender, responda as perguntas e desenvolva seu pensamento muito bem, o máximo que conseguir.

como começar a empreender
Empreendedorismo facilitado | Foto: Reprodução/Freepik

Observe o mercado

Para entender mais sobre a área que você quer começar, faça um bom benchmarking. Mas você sabe o que é isso? Benchmarking é analisar o que seus concorrentes estão vendendo, como eles estão fazendo isso e como trabalham. Ou seja, é uma comparação, um estudo da concorrência.

Além disso, é importante observar se há demanda no mercado. Se o produto que você quer vender já está muito saturado, talvez você deva investir no jeito de vender, ou seja, no marketing estratégico. Assim, faça uma pesquisa para entender se as pessoas se interessariam pelo que sua empresa tem a oferecer.

Reúna informações e se organize

Depois de pensar em quais as melhores estratégias, é hora de se organizar bem. Ok, tudo já está em andamento. E agora? É hora dos próximos passos.

Você deve pensar se vai ter um espaço físico, se vai ser CNPJ próprio ou MEI (Microempreendedor individual), se as vendas vão ser em redes sociais ou site, e principalmente sobre sua equipe e parceiros.  Quem vai te ajudar nessa? Saiba escolher pessoas que combinem com sua empresa e seu jeito de trabalhar.

O marketing

Invista no marketing e use ele ao seu favor. Investir no empreendedorismo também requer pensar em outras áreas. Isso porque hoje em dia as redes sociais fazem muito sucesso e sua empresa precisa marcar presença por lá também. 

Pode ser por onde muitos clientes vão te conhecer se você souber investir nesse tipo de propaganda. Assim, atualize sempre que possível e conheça mais seu público por lá. 

Além disso, ter uma base de newsletter para enviar comunicações para seus clientes também pode ser um planejamento estratégico.

Recuperação de clientes

Não só isso, ao pensar em como começar a empreender, você deve se planejar também para os clientes que pode perder.

Mas como fazer isso? É simples: a Venda Válida trabalha com a recuperação de clientes que abandonaram o carrinho de compras, tiveram o cartão recusado ou não pagaram um boleto que já tinha sido gerado. Assim, você não perde esses consumidores que já demonstraram um interesse pelo seu negócio.

A Venda Válida possui também Web Push para manter seus clientes bem engajados, e WhatsApp Business para passar confiança ao conversar com uma conta verificada.

Tudo isso você pode combinar da forma que preferir. Isso porque investir no empreendedorismo é pensar nas possibilidades que existem no mercado. Fale com um dos nossos especialistas e entenda mais sobre nossas soluções.

Leia também: Tudo sobre retenção: dicas para manter clientes

Deixe uma resposta

Close