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Como se comunicar com o cliente: novo cenário da pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças para o mundo. Nas vendas, não foi diferente. Por isso, vamos entender como se comunicar bem com o cliente no novo cenário que estamos vivendo.

Em março de 2020, o Brasil foi obrigado a fechar comércios, empresas e quase todos os tipos de estabelecimentos. Na tentativa de parar a contaminação do coronavírus, apenas mercados e farmácias puderam funcionar.

Por isso, alguns lugares tiveram que fechar para sempre. Ou seja, com os comércios fechados há muito tempo, muitos perderam o emprego e tiveram que investir em novos trabalhos.

Apesar de tudo isso, outro cenário veio na contramão desse tipo de vendas: o e-commerce. Com tudo fechado, as vendas online aumentaram bem.

A vacinação

Para entender como se comunicar com o cliente no novo cenário, uma etapa foi muito importante. Um avanço científico permitiu o retorno, aos poucos, para a vida normal: a vacina. No dia 17 de janeiro de 2021, o Estado de São Paulo aplicou a primeira vacina contra a Covid-19, de acordo com o Portal G1

Já em 09 de novembro do mesmo ano, o estado foi o primeiro a atingir 70% da população completamente vacinada. Leia a matéria completa. Tudo isso demonstra o retorno aos poucos para a vida normal do brasileiro. Com isso, o cenário de compras também mudou. 

Boas práticas para se comunicar com o cliente no novo cenário

Atualmente, ainda existe preferência em um tipo de compras. Por isso, a escolha de muitos brasileiros é verificar se tem o produto online e concluir a compra na loja física. Já falamos bem sobre a importância do omnichannel, lembram? 

Por isso, 89% das vendas estão sendo feitas offline. Isso de acordo com uma pesquisa da MCC-ENET, Vendas Online do Comércio Varejista Ampliado, divulgada pelo Google.

Assim, um vendedor de e-commerce deve estar atento ao cenário para conseguir atrair a atenção dos seus clientes de novo. Isso tudo como aconteceu no início da pandemia.

Como se comunicar com o cliente
Foto: Reprodução/Freepik

Alguns fatores predominam sobre a decisão de compra em lojas físicas ou online. Os dados são de acordo com uma pesquisa da EuroMonitor The Future of Retail in Brazil, também divulgado no Google. Confira:

Preços e descontos

Esse fator ainda é bem importante para fazer com que as compras online sejam as preferidas dos brasileiros. Isso pode ser somado ao desconto, vários fretes, tipos de pagamento e até mesmo opções de parcelamento.

Entrega grátis

Com o conforto de receber sua compra em casa, a entrega grátis sempre chama a atenção. Por isso, quando pensar em como se comunicar com o cliente, avalie esse tipo de estratégia.

Mais opções de produtos

As opções online costumam fazer sucesso pela variedade de opções, que nem sempre estão nas lojas físicas. Com a opção de poder colocar vários produtos dentro do site, isso pode atrair bem mais clientes.

Compras 24h

Em um site, o consumidor pode comprar a hora que quiser. Assim, não depende de horário de abertura ou ir até a loja e ela estar fechada.

Nas lojas físicas, também existem algumas vantagens. Como por exemplo provar os produtos, ver pessoalmente, mais facilidade para troca e evitar processos de entrega.

Por isso, esteja atento a esses tipos de preferências dos consumidores para conseguir se comunicar com eles. Assim, você consegue oferecer melhores opções no online e virar a preferência dos seus clientes.

Oferecer cupons e promoções pode ser uma estratégia. Com o Web Push da Venda Válida, é possível notificar esse tipo de mensagem dentro do seu site.

Além disso, a comunicação e a confiança são muito importantes. Por isso, o WhatsApp Business serve para fortalecer o relacionamento com o consumidor. A Venda Válida solicita a verificação oficial para o Facebook. 

Ou se você está precisando recuperar vendas perdidas, conseguimos realizar esse tipo de ação por SMS, e-mail e ligações. Para isso, fale com um dos nossos especialistas e não perca a oportunidade de entender mais sobre nossas soluções.

Leia também: As vantagens de ter um e-commerce seguro

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