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Como surgiu o Marketing e tipos de estratégias

Ter um planejamento ideal e estratégias de marketing faz muita diferença na hora de crescer com seu negócio ou empresa. Além disso, outros fatores também fazem diferença, como saber onde investir e analisar bem os resultados. Mas afinal, você sabe quais são os tipos de estratégias? E como surgiu o marketing?

De acordo com o site Orgânica Digital, mais de 70% das empresas utilizam o marketing de conteúdo como estratégia. A tendência é que nesse ano de 2021 isso continue crescendo ainda mais, principalmente com blog posts. Legal, né?!

Isso faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Mas, além dela, muitas empresas famosas utilizam o Outbound Marketing também. Antes de descobrir mais sobre as ações em si, precisamos voltar um pouco no tempo e olhar para a história do marketing.

Como surgiu o Marketing

Apesar de não ter uma data definida de como surgiu o marketing, com o tempo os comércios se tornaram algo importante na vida do homem. Assim, ele entendeu que precisava usar o poder de convencimento para fazer seus clientes comprarem.

Antes não tinha esse nome e nem se usavam recursos tecnológicos para melhorar esse trabalho. Mas, o marketing é a ação de convencimento do cliente.

A resposta mais próxima para a pergunta de como surgiu o marketing pode ter relação com o surgimento da prensa tipográfica de Gutenberg, em 1490. Isso porque era através da publicidade que eles testavam o convencimento do cliente para a venda e divulgação das empresas. 

De acordo com o site Administradores, o marketing no Brasil passou por 5 fases. Porém, o surgimento mesmo foi através da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, com a introdução da palavra no país. 

1. Primeira Fase – Década de 1950

Quando analisamos como surgiu o marketing, a década de 50 teve grande importância. Foi um período com uma aceleração da economia, no governo de Juscelino Kubitschek, ainda mais com o surgimento da televisão no Brasil.  Assim, teve início o que hoje chamamos de marketing. É claro que como estava no início, eram estratégias muito simples.

Marcas que existem até hoje como Leite Moça e Maizena surgiram nessa época. Elas usavam recursos como revistas, jornais e televisões para divulgar seus produtos.

Tudo sobre como surgiu o marketing e quais planejamentos fazer
Tudo sobre como surgiu o marketing. Imagem do Pixabay

2. Segunda Fase – 1960

O golpe militar no Brasil fez com que a economia caísse. Porém, depois da construção de rodovias e ferrovias, grandes lojas começaram a crescer. Começou a nascer, também, as agências de publicidade, muito comuns até hoje. Assim, elas auxiliam na divulgação e ações dentro do marketing.

3. Terceira Fase – 1970 

A terceira fase foi um bom período para o crescimento do marketing no país. Foi marcado também pela crise do petróleo. Os consumidores estavam comprando mais e as empresas tiveram que produzir mais. Nesse período, surgiu o marketing de consumo, com um relacionamento mais direto entre empresa e cliente.

4. Quarta Fase – 1980 

Esse período foi o de acerto de contas, com o Brasil tendo que pagar diversas dívidas. Assim, o marketing perdeu um pouco do seu poder por aqui e a inflação aumentou no país.

 5. Quinta Fase – 1990

Após o plano real, as vendas começam a aumentar novamente e o marketing passou a ter investimentos. Nessa década, o marketing se torna mais flexível e rápido para seu grande mercado de consumidores, que não parava de crescer.

Como chegamos onde estamos hoje?

Com a globalização, o mundo de vendas e as estratégias de marketing não param de crescer e avançar junto com as novas tecnologias. Assim, vão rumo a um sucesso ainda maior. 

As empresas internacionais também aumentam e cada marca passa a ter seu público e valor de mercado. Na tecnologia, o uso maior de computadores e celulares fez com que o marketing crescesse ainda mais. Dessa forma, aumentou e potencializou as vendas pela internet com a utilização dos tipos de planejamento estratégico.

Além disso, outra estratégia presente até os dias de hoje é a utilização do outbound marketing. Você sabe o que é?

O outbound consiste em estratégias voltadas a ir atrás do público. Exemplos disso são ligações, banners, anúncios em diversas plataformas ou mesmo utilização de propaganda na televisão.

Por outro lado, o inbound marketing cresceu junto com os avanços tecnológicos do mundo e hoje é uma ação muito utilizada e comum. Possui um marketing em mídias sociais e um tipo de planejamento estratégico voltado para o conteúdo. 

Ele tem o foco em atrair o cliente que tem interesse pelo que a empresa divulga. Por isso, as estratégias diferem entre si na forma de atração do cliente. Hoje, o marketing em redes sociais é muito comum. Apesar de ter resultados não tão rápidos, também se mostra muito eficiente nos tipos de planejamentos.

Além dessas ações presentes no marketing, o unbound consegue unir um pouco de cada uma. Você pode conhecer melhor especialmente sobre essa estratégia nesse outro texto, com definições mais diretas.

Saiba como surgiu o marketing e as estratégias que você pode usar
Saiba como surgiu o marketing. Imagem do Pixabay

Mais alguns tipos de planejamento estratégico

Ainda no inbound marketing, outros tipos de estratégias muito comuns são os já citados blog posts com SEO, e também as newsletter e e-mail marketing.

SEO

O SEO, Search Engine Optimization, é a otimização de mecanismos de busca. As estratégias nesse tipo de marketing trabalham em conteúdos que buscam atrair o cliente para a marca. 

Isso pode acontecer através das pesquisas do Google, por exemplo. Se você quiser saber mais sobre como funciona e como aplicar, pode conferir aqui.

Newsletter e E-mail Marketing

Outro tipo de estratégia são os disparos de newsletter e e-mail marketing. Apesar de parecer ser a mesma coisa, a principal diferença entre eles é que a newsletter busca informar o cliente. Já o e-mail marketing tem por função principal vender ou divulgar algo.

Se você quer saber melhor sobre os dois e dicas sobre porque investir nesses tipos de estratégias, pode conferir tudo nesse outro post.

Por fim, se você já escolheu qual estratégia vai usar, já até mesmo fez testes e começou com as aplicações, precisa medir seus resultados obtidos.

Além disso, você pode perder clientes e precisar recuperar alguns que possam ter abandonado o carrinho de compras. A Venda Válida surge como uma solução muito prática para você.

Mesmo com as melhores estratégias de marketing, isso pode acontecer. Por isso, eles customizam uma ligação com a voz que você quiser gravar para mandar para os clientes. Ou mesmo através de métodos mais comuns como por SMS ou e-mail.

Outra grande novidade da  Venda Válida é o Whatsapp Business. Depois de facilitar o processo de confirmar sua conta, eles mandam mensagens personalizadas para seus clientes, com atualizações do pedido e links. 

Fale com um especialista da VV! Não perca a oportunidade de potencializar ainda mais seus clientes.

Leia também: Tudo sobre Marketing Digital e as melhores dicas

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