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Como ter bons resultados na Black Friday

No final de novembro, o Brasil e outros países aproveitam para fazer novas compras com desconto na chamada Black Friday. É uma data muito esperada pelos lojistas e comerciantes, já que as promoções costumam ser muito acima da média. Por isso, vamos descobrir tudo sobre como ter bons resultados na Black Friday.

Segundo uma pesquisa da Conversion divulgada em 2020, 90,4% dos entrevistados já haviam comprado em outras Black Friday ou pretendiam comprar. Enquanto isso, 9,6% não comprou e nem pretendia.

Por isso, é importante estar atento ao mercado. Isso porque já se tornou uma data fixa para as pessoas. Muitos querem comprar algo e esperam a data só para conseguir os descontos.

Para isso, os e-commerces também devem estar preparados. Em relação a 2019, a mesma pesquisa mostrou um aumento de 6% nas pessoas interessadas nas compras durante a data.

Além disso, alguns tópicos são muito importantes se você quer melhorar suas estratégias na data. Mas antes, você sabe por que a Black Friday tem esse nome? Clique aqui para saber mais e entender a história por trás dessa data estadunidense. 

Dicas sobre como ter bons resultados na BF

Uma das primeiras coisas a se fazer quando se precisa melhorar os resultados e fazer sucesso na Black Friday é entender que a data começa muito antes da última sexta-feira de novembro.

Preparação

Alguns comerciantes começam a pensar nas estratégias muito antes de novembro, podendo ser até mesmo setembro ou outubro. Quanto antes, mais fácil vai ficar e seu e-commerce vai conseguir estar bem preparado para a data. 

Para fazer isso, algumas dicas podem te ajudar: preparação da equipe, divulgação e organização podem ser as primeiras.

Passar segurança para o cliente

Com o número de fraudes cada vez mais frequentes, nem sempre o cliente se sente seguro para concluir uma compra. Por isso, se seu e-commerce passar confiança, pode ser o que faça ele comprar de vez com você.

O uso do WhatsApp Business com a conta verificada pelo Facebook pode ser uma das alternativas. Isso porque o cliente tem a certeza que a loja é verdadeira, já que o próprio Facebook fez toda a confirmação.

Ter boas políticas de trocas e cancelamento também é importante. Além de ser um direito do cliente, alguns sites fraudulentos não oferecem esse tipo de serviço justamente por não entregarem o que prometem.

Se além de ter um e-commerce, você também vai investir nas compras durante a Black Friday, algumas dicas podem te ajudar. Saiba mais!

Como ter bons resultados na Black Friday
Foto: Reprodução/Freepik

Investir no seu diferencial

Algumas dicas podem melhorar os resultados do seu e-commerce. Além da preparação e do cuidado para passar segurança para o cliente, fazer sucesso na Black Friday também envolve se destacar.

Isso porque muitas lojas oferecem descontos aparentemente ótimos, que chamam a atenção do cliente. Mas como conquistar ele de vez?

Seu diferencial pode ser, por exemplo, várias opções de frete e diversas formas de pagamento. Com a ansiedade para receber o produto o quanto antes, isso pode fazer o cliente comprar com você. 

Além disso, é possível investir em descontos, cupons para primeira compra e outros diferenciais.

O pós-venda na Black Friday e como melhorar os resultados

Além de investir em uma preparação para a Black Friday, o pós-venda também importa muito. Para muitos donos de e-commerce, a Black Friday começa meses antes, e pode ir até semanas depois. 

Por isso, toda a preparação e atenção, incluindo o pós-venda, também é importante. Se você quer saber como ter bons resultados na Black Friday, comece a avaliar suas estratégias de pós-venda.

Mas como isso funciona na prática? O pós-venda pode ser feito de diversas formas: manter o contato com o cliente, perguntar o que ele achou da compra, oferecer descontos para ele voltar no seu site.

Principais vantagens

Investir no pós-venda e em um atendimento de qualidade tem muitas vantagens. São ações que podem fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que ele compre sempre de você. Isso pode te trazer recomendações desses clientes satisfeitos.

Com isso, novos clientes tendem a surgir. Para entender mais sobre as vantagens desse tipo de estratégia, leia: As principais vantagens do pós-venda na Black Friday.

Além disso, recuperar os clientes que você perdeu no período da Black Friday também é uma estratégia para aprimorar seu pós-venda. Assim, aqueles que abandonaram o carrinho de compras, não pagaram o boleto ou tiveram o cartão recusado podem ter uma boa chance de voltar a comprar com você.

Existem alguns motivos para você investir nesse tipo de estratégia. Para facilitar ainda mais, é possível juntar tudo em uma ferramenta só. Continua lendo o texto que eu te explico!

Como se preparar para a Black Friday
Foto: Reprodução/Freepik

A pandemia da Covid-19 e a Black Friday

 Com o cenário de incerteza imposto a partir de março de 2020 em todo o mundo, a Black Friday de 2020 foi um desafio para os lojistas. Como muitos ainda estavam sem sair de casa, o cenário do e-commerce era de incerteza, mas para muitos, de confiança também.

Por isso, os resultados surpreenderam. As vendas cresceram 25% em relação à 2019, ano sem pandemia. Segundo o Canaltech, os dois dias principais de vendas, que em 2020 foram 26 e 27 de novembro, renderam cerca de R$ 4,02 bilhões só no e-commerce.

Esses dados são da consultoria Ebit|Nielsen. Foram mais de seis milhões de pedidos gerados no período. Além disso, as ações de “esquenta” Black Friday, que antecedem a data, também ganharam muita relevância.

Por isso, apostar no antes e depois da Black Friday também é importante. Existe uma ferramenta para te ajudar com a recuperação dos clientes: a Venda Válida oferece, além do WhatsApp Business para passar confiança, a recuperação por SMS, e-mail e ligações personalizadas.

Além disso, o Web Push pode ser a novidade e o diferencial do seu site. Com ele, você engaja clientes, notifica do que preferir, como cupons de desconto e promoções. E também, é possível escolher as páginas do seu site que o push vai aparecer.

Tudo isso numa plataforma com os resultados expostos para você. Fale com um dos nossos especialistas e não perca a oportunidade de recuperar vendas e melhorar os resultados do seu e-commerce!

Leia também: Pequenas empresas: 4 dicas para empreender

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