Close

Primeiras dicas para criar um E-commerce de sucesso

*Este artigo foi escrito pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática.

Antes de ter um E-commerce de Sucesso, é muito importante que você passe por toda a jornada do empreendedor seguindo as melhores dicas do mercado. 

E, no Ecommerce na Prática, nós sempre trazemos dicas infalíveis para que aspirantes a empreendedores consigam dar os primeiros passos no e-commerce.

Afinal, você pode até dar a cara a tapa e começar a vender sozinho, sem nenhum auxílio. Mas com certeza o caminho a ser percorrido será bem mais trabalhoso…

Então, para facilitar o início da sua caminha no e-commerce, separamos algumas dicas para criar um e-commerce de sucesso.

Vamos lá?

1- Escolha o seu Nicho de Mercado

Para escolher o produto ideal do seu futuro e-commerce de sucesso, você precisa levar em consideração algumas questões, ou melhor, algumas dicas. 

A primeira delas é escolher um produto que esteja ligado a algo que você gosta! Isso pode ser um hobby, por exemplo. Mas por que indicamos isso?

Geralmente, quando uma pessoa trabalha com o que gosta, dificilmente ela vai desistir daquilo. Ou seja, o processo acaba se tornando mais divertido e as chances de dar certo são maiores, pois a paixão e o interesse pelo assunto vão te motivar nos momentos difíceis. 

Exemplo: vamos supor que você ama acompanhar as tendências de moda e todos os assuntos que envolvem o tema. Que tal apostar em um e-commerce de moda? Esse pode ser o primeiro passo para a escolha do seu nicho/produto. 

A segunda dica é pesquisar pelas tendências de mercado, tanto no Google Trends, quanto no Mercado Livre Tendências. Ambas as ferramentas vão te mostrar os produtos que estão sendo mais buscados pelos usuários dentro do Google e também dentro do Mercado Livre.  

Dessa forma, além de escolher um produto que gosta, você também deve entender se esse produto tem demanda no mercado ou não. 

E a última dica para encontrar um nicho/produto é pesquisar por um micro nicho, pois quanto mais segmentado for o seu produto, mais fácil atingir o público certo. 

Seguindo o exemplo de moda, os micro nichos são: 

Moda praia;

Plus size;

Retrô;

Streetwear;

Moda íntima;

Moda fitness.

2- Defina a sua Persona 

E por falar em atingir o público certo, é fundamental que você defina para quem você vai vender o seu produto. 

O primeiro passo é entender quem são essas pessoas para criar a uma persona. E o que esse termo significa? A persona é a representação semi fictícia do seu cliente ideal

Ao criar uma persona, você terá informações suficientes para ajustar a comunicação do seu e-commerce nas redes sociais e também nos anúncios. 

E o que você precisa para construir a persona? Confira os principais pontos relacionados ao seu produto/nicho: 

  • Medos;
  • Dores;
  • Desejos;
  • Valores;
  • Inspirações.

E lembre-se: a meta e objetivo é coletar o máximo de informações para construir uma persona.

3- Selecione os melhores Fornecedores

E são fornecedores no plural mesmo. A ideia é que você tenha pelo menos 3 opções de fornecedor para não ter surpresas negativas ao longo do caminho. Assim, caso um dos fornecedores não consiga repor o estoque dentro do prazo, você terá outras opções.

Mas como encontrar os melhores fornecedores? Selecionamos algumas formas: 

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.

4- Escolha os seus Canais de Venda

Além de ter a sua loja virtual com um domínio próprio, recomendamos que você também aposte em outros canais de venda, principalmente quando se está começando a criar um e-commerce de sucesso. 

Afinal, ao criar uma loja virtual, o seu site não terá visitas e é bem mais complicado gerar tráfego do zero…

Então, a ideia é se cadastrar nos marketplaces mais relevantes do mercado, uma vez que eles funcionam como grandes shoppings virtuais com um ótimo tráfego de clientes em potencial. 

Os marketplaces recebem milhares de visitas diárias e todo esse tráfego vai para os vendedores. 

Dentre os melhores marketplaces atualmente no Brasil, temos o Mercado Livre, a Americanas.com, a Magazine Luiza e a Amazon. Mas você pode pesquisar por outros, sejam eles nichados ou não, mas que também tenham grande importância no mercado de e-commerce.

Dessa forma, você terá a estrutura básica para criar um e-commerce de sucesso e começar a vender muito! 

Comece a vender e tenha um E-commerce de Sucesso

Com essas dicas simples, mas muito eficazes, você vai conseguir colocar em prática a sua ideia de negócio e torná-la em algo concreto e promissor. 

E não se esqueça: o conhecimento é a chave para que os seus sonhos se realizem, principalmente quando o assunto é empreendedorismo.

Há um longo caminho a percorrer e sem conhecimento cada passo ficará mais difícil. Por isso, a nossa dica master é: invista no seu aprendizado desde agora! 

E se você quer saber mais sobre como criar um E-commerce de Sucesso, convidamos você para conhecer o Ecommerce na Prática! Nós estamos aqui para te ajudar em outras etapas da jornada do empreendedorismo! 

Hoje, nossa escola é referência em e-commerce e já apoiou o crescimento de milhares de negócios online pelo Brasil.

Em nossos conteúdos e treinamentos, você vai encontrar um vasto material que está ajudando muitos brasileiros a criarem e alavancarem o próprio e-commerce. 

Leia também: Estratégias de retenção: Carrefour e Venda Válida

Deixe uma resposta

Close