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Nova fase do e-commerce: melhores estratégias

O e-commerce consegue se reinventar e criar novas ações sempre que o mercado demanda isso. Assim, é preciso estar sempre por dentro não só das tendências, como também da mudança de fase. Por isso, vamos entender bem sobre a nova fase do e-commerce com as principais estratégias para a atualidade.

Que o e-commerce é uma tendência por si só, todos sabem. Isso porque a praticidade e a comodidade de comprar de casa é cada vez mais comum.

Os números mostram isso. O e-commerce no Brasil bateu recorde no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53 bilhões. O crescimento foi de 31%, de acordo com uma pesquisa da Ebit|Nielsen divulgada no E-Commerce Brasil.

Isso é bem importante para os grandes negócios, mas para os pequenos também. As pequenas empresas detém mais da metade do e-commerce geral, com 52%. Em 2020, esse número era de 48%. Os dados foram divulgados pelo PayPal.

Por isso, a tendência é para os grandes e pequenos negócios. Entender tudo sobre e-commerce também envolve saber bem sobre os diversos tipos de negócios.

O crescimento com certeza foi influenciado pela pandemia da Covid-19. Mesmo com o avanço da vacinação e as lojas físicas abertas novamente, o hábito de comprar online passou a ser bem frequente para  muitos brasileiros.

Por isso, para ter destaque entre os concorrentes, é preciso estar por dentro de todas as novidades. 

O que é a nova fase do e-commerce? Tudo para você entender mais sobre

Antes da pandemia da Covid-19, alguns brasileiros compravam online, outros sempre preferiram as lojas físicas. É claro que cada uma tem duas vantagens e desvantagens, mas a pandemia trouxe um novo cenário.

Com as lojas fechadas e sendo obrigadas a seguirem as medidas restritivas e de proteção causadas pelo coronavírus, a única alternativa para o consumidor foi as compras online. Assim, o cenário do e-commerce já entrou numa nova fase. 

O avanço da vacinação permitiu que, aos poucos, as lojas físicas voltassem a funcionar. Além de horários restritos e poucas pessoas dentro do mesmo lugar, o uso de máscara sempre foi obrigatório.

Mas ainda sim, os que preferiam comprar pessoalmente se viram felizes. Porém, voltar às lojas físicas após o sucesso do e-commerce também foi um desafio inesperado.  Entenda mais sobre o cenário das lojas físicas com o aumento do online. Isso representou a nova fase do e-commerce.

No entanto, algumas estratégias também funcionam quando pensamos em tudo sobre e-commerce. 

O omnichannel

Já ouviu falar em omnichannel? É a união do físico com o online. Hoje, esse tipo de tendência tem atraído cada vez mais clientes. A experiência do consumidor vale muito, e a jornada dele não é tão simples quanto pensamos.

Por isso, esse tipo de estratégia pode ser o que você precisa para conseguir entender mais sobre as novas tendências e fases do e-commerce. 

nova fase do e-commerce
Foto: Reprodução/Freepik

A internet e a comunicação

A tecnologia está cada vez mais rápida e inteligente. Isso não é diferente nas vendas online, e também influenciam as compras offline. Você pode checar a disponibilidade de um produto antes de comprar na loja física, por exemplo. 

O cenário da nova fase do e-commerce é muito afetado pelas mudanças da tecnologia. Usar ela a favor também é uma boa opção. Além disso, mesmo que você venda em um site, ter as redes sociais da sua empresa é interessante.

Isso também serve como mais um canal de comunicação para seu cliente. Além do Instagram hoje funcionar como uma vitrine, lá é possível investir até mesmo em mídia paga. Assim, seu perfil vai encontrar as pessoas que já têm um interesse prévio no seu tipo de produto ou serviço. Leia mais sobre isso!

Além disso, não só a internet como a comunicação também mudam constantemente. Os gostos dos consumidores mudaram, as preferências e as formas de comprar online. Já que isso virou uma tendência, as expectativas também são altas.

Existem algumas ações de boas práticas para se comunicar com o novo cliente, aquele que está inserido na nova fase do e-commerce.

Saber usar a linguagem e usar as informações adequadas faz com que seu cliente se sinta mais próximo da sua marca. 

Com a pandemia, as exigências mudaram bastante e o atendimento, junto com o pós-venda, passaram a fazer cada vez mais diferença para a finalização de uma compra. Isso acontece tanto nas lojas físicas, como nas online. Saiba como investir nesse tipo de estratégia.

Afinal, o que fazer para melhorar os resultados?

Para saber o que fazer na nova fase do e-commerce, uma das estratégias que mais apresentam resultados é o uso de cupons, promoções e descontos exclusivos. Por isso, com o Web Push da Venda Válida, você consegue notificar o cliente dentro do seu site.

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Foto: Reprodução/Freepik

Além disso, se você prefere SMS, e-mail e ligações, a recuperação de clientes também pode acontecer por lá. Assim, você consegue notificar aqueles que abandonaram o carrinho de compras, não pagaram um boleto ou tiveram o cartão de crédito recusado.

E se o que pode fazer a diferença é a confiança na comunicação entre empresa e cliente, o WhatsApp Business é a solução ideal. Por isso, com a Venda Válida você tem a verificação oficial do Facebook e pode se comunicar com seus clientes através do aplicativo de comunicação mais usado.

Para saber mais sobre as melhores soluções para aumentar suas vendas recuperando clientes, fale com um dos nossos especialistas. Você não vai se arrepender e ainda vai ter os melhores resultados no seu e-commerce.

Leia também: Principais golpes de vendas online para ter cuidado

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