Close

O que é startup unicórnio e quais as brasileiras?

As startups são empresas que possuem um crescimento acelerado em pouco tempo, entre outras características importantes. Porém, como toda empresa, o lucro é muito importante para se tornar um grande nome. Mas você sabe o que é startup unicórnio?

No mundo, o número de empresas unicórnios já passa de 500. Os Estados Unidos e a China representam 70% desse número. O resultado foi obtido numa pesquisa da CB Insights, divulgada pela Whow Inovação para Negócios.

Hoje, existem cerca de 15 empresas unicórnios brasileiras, de acordo com a ACE Startups. A primeira, no entanto, foi somente no ano de 2018, mais precisamente em janeiro.

Mas antes de conhecer as principais startups unicórnio do Brasil, vamos descobrir a definição do termo e o que é unicórnio. 

O que é startup unicórnio?

As startups unicórnio são aquelas que conseguem ultrapassar o valor de mercado de US$ 1 bilhão, que corresponde a uma média de 5,6 bilhões de reais. 

Mas o que é unicórnio e por que esse nome? Esse termo nasceu no ano de 2013, com o fundador da Cowboy Ventures, Aileen Lee. Unicórnio se refere a uma algo raro, e a dificuldade de alcançar um valor grande assim. Os unicórnios são seres da mitologia como cavalos com chifres na cabeça. Além disso, representam até mesmo força e pureza.

Faz ainda mais sentido quando pensamos em grandes nomes que hoje são considerados unicórnios, Eles começaram com ideias que podiam ser consideradas inacreditáveis, como unicórnios.

99 

Agora que você já sabe o que é startup unicórnio, vamos conhecer algumas. A primeira entre as startups unicórnio brasileiras foi a 99 Taxi.  É uma empresa de transporte que conecta o motorista e o passageiro. Além disso, foi fundada em 2012, em São Paulo.

Surgiu em janeiro de 2018 e se tornou a primeira startup unicórnio do Brasil, alcançando a marca de 5,6 bilhões de reais em média.

Hoje, é uma das grandes empresas unicórnios brasileiras, concorrendo com outras muito famosas mundialmente também, como a Uber.

Nubank, Arco Educação, Movile/iFood, Stone

Essas empresas se tornaram unicórnio no mesmo ano que a 99, em 2018. Porém, alguns meses depois. A Nubank foi em março, Arco Educação em setembro, Movile/iFood em novembro e Stone em dezembro.

Gympass, Loggi, QuintoAndar, Ebanx, Wildlife

Tais startups alcançaram a marca para se tornarem empresas unicórnios brasileiras no ano de 2019. Por exemplo, a Gympass foi em janeiro, Loggi em junho, QuintoAndar em setembro, Ebanx em novembro e Wildlife em dezembro.

Saiba o que é startup unicórnio
O que é startup unicórnio? Foto: Reprodução/Pixabay

Loft, Vtex, C6 Bank, Creditas

O ano de 2020, apesar do início da pandemia da COVID-19, também trouxe lucro para muitas empresas. Assim, Loft se tornou unicórnio em janeiro, Vtex em setembro, C6 Bank e Creditas em dezembro.

MadeiraMadeira

O ano de 2021 mal começou mas já foi muito importante para a empresa MadeiraMadeira. Eles se tornaram unicórnios em janeiro, e continuam crescendo.

Agora que você já sabe o que são startups unicórnio, essas são as 15 empresas brasileiras que se tornaram unicórnio nos últimos anos. Por isso, se você quer continuar crescendo com sua empresa, você pode, também, testar a estratégia de retenção de clientes. A Venda Válida consegue facilitar esse processo para você.

Recuperamos clientes através de ligação customizada com a voz que você preferir, até mesmo a sua. Além disso, recuperamos também por SMS ou e-mail. Outra grande vantagem é o Whatsapp Business, nova vantagem da VV.

Não perca a oportunidade de falar com um especialista. Vamos te ajudar a recuperar clientes em potencial para que você continue crescendo, e quem sabe um dia se tornar uma das startups unicórnio, né?!

Leia também: Os primeiros passos para começar uma startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close