Close

Principais golpes de vendas online para ter cuidado

Os golpes na internet estão cada vez mais comuns. Isso porque, com o avanço da tecnologia e as compras online fazendo parte da rotina de muita gente, os golpistas aproveitam para tentar roubar dados. Por isso, vamos conhecer os principais golpes de vendas online para você ficar atento.

Segundo dados divulgados pelo IG, o Brasil é o primeiro em lista de ‘phishing’, ou seja, o ato de tentar roubar dados por links. A pesquisa é da Kapersky. Além disso, o número de tentativas de fraudes nos seis primeiros meses de 2021 chegou a 58 mil, de acordo com a proScore.

Com a exposição destes dados roubados, eles conseguem fazer compras de produtos caros, saques, solicitar empréstimo de dinheiro para amigos próximos da vítima, entre outros.

Por isso, é muito importante entender quais são os principais golpes de vendas online atualmente. Assim, é mais fácil de conseguir identificar uma ação desse tipo e não ter seus dados roubados, e possivelmente denunciar.

Os 3 principais golpes o fazer compras e vendas online

Com a tecnologia cada vez mais rápida e eficiente, os golpes também ficam bem mais modernos. Ao fazer compras e vendas online, os bandidos também conseguem dar um jeito de tentar fraudar dados. Vamos descobrir como.

1. Golpe do WhatsApp

O mais comum, até mesmo fora dos e-commerce, é o golpe do WhatsApp. Com a desculpa de que precisam confirmar informações de cadastro, os golpistas pedem um código enviado por SMS. Com esse código, eles conseguem clonar o WhatsApp da vítima e pedir empréstimos falsos aos contatos.

Por isso, é importante ter a verificação em duas etapas, disponível nas configurações do aplicativo. Além disso, nunca compartilhe códigos enviados por SMS, nem se seus contatos pedirem. Afinal, pode ser um golpista se passando por um amigo seu.

2. Perfil e sites falsos

Os golpistas também conseguem criar sites idênticos aos originais de grandes e-commerce. Além disso, eles criam também perfis falsos nas redes sociais, simulando sorteios e ações com a marca. 

Ao fornecer seus dados, seja na compra pelo site, ou nos sorteios ou compra pelas redes sociais, eles conseguem clonar cartões, acessar seus dados e aplicar golpes se passando pela vítima. Para evitar esse tipo de golpe, é importante verificar sempre se as contas são verificadas e os sites verdadeiros.

5 dicas para não cair em golpes com compras online
Principais golpes de vendas online para ter cuidado
Foto: Reprodução/Freepik

3. Golpe do Boleto

O boleto ainda é uma forma muito utilizada para pagamento de contas no geral. Por isso, é muito importante prestar muita atenção no destinatário que aparece na hora do pagamento. É necessário confirmar dados, informações pessoais e o valor. 

Isso porque os golpistas emitem um falso boleto, geralmente se passando por uma empresa que você costuma comprar, fingindo que você está pagando por um produto da loja. No entanto, como o boleto é falso, o valor vai direto para a conta deles. 

De uma maneira geral, desconfie sempre que preciso. Entre em contato com a loja, fale com pessoas que já compraram no mesmo lugar e guarde sempre comprovantes. Se você possui um e-commerce, precisa passar a confiança ideal para o cliente, e ter sempre modos de pagamento seguros e eficientes.

O WhatsApp Business é um aplicativo que pode te ajudar, e a Venda Válida trabalha com isso e facilita o processo para você. Isso porque é necessário que o Facebook autorize e verifique a conta. 

Ou seja, se seu cliente vê que está falando com uma conta verificada e verdadeira, ele já passa a ter mais confiança para comprar de você. 

Se ainda sim você quer impulsionar suas vendas, trabalhamos também com a recuperação de carrinhos abandonados, boletos não pagos ou cartões recusados. Esses processos podem acontecer por SMS, e-mail e ligações. 

Além disso, o Web Push engaja seus clientes com as notificações. Com elas, você pode enviar promoções, descontos e o que preferir. Assim, seu cliente sai satisfeito e suas vendas voltam a aumentar. Não perca tempo e agende uma reunião com a nossa equipe!

Leia também: 3 dicas para vender com segurança na internet

Deixe uma resposta

Close