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Tudo sobre E-Commerce: dicas para fazer sucesso

Na origem da palavra, e-commerce significa comércio online. É um método de compra e venda pela internet, com a velocidade e a agilidade que a web proporciona. Por isso, você vai conhecer tudo sobre e-commerce, como surgiu, como está funcionando em determinados períodos como a pandemia, e também porque investir nessa área.

Mas antes, precisamos entender como surgiu sua grande precursora e quais foram os primeiros passos da história da internet. A história da web começou em 1969, nos Estados Unidos, entre a Guerra Fria, com o nome de Arpanet.  

De início, ela tinha a função de aprimorar a troca de informações, para assim conseguir facilitar algumas estratégias de guerra. É claro que com o passar dos anos isso foi se alterando, e hoje ela é usada para diversas outras funções.

Antes, servia apenas para uma comunicação básica. Até que foi possível conversar em tempo real, ver pessoas através da chamada de vídeo de diversas partes do mundo e acessar documentos e dados na íntegra.

Muito mais do que uma rede de interatividade, a internet proporciona uma grande biblioteca em seu acervo, com pesquisas facilitadas e práticas. Você pode procurar por uma simples palavra e encontrar não só seu significado, como também traduções, aplicações e fotos. Mas e o e-commerce? Onde se encaixa?

A história do E-Commerce

É nesse cenário que surgem os primeiros passos do e-commerce. Ele também é um grande avanço para esse mundo, já que a compra e venda foi facilitada pela internet, e ainda passa por novas tecnologias até os dias atuais. E assim como a web, tem sua história e seus avanços aos poucos.

Os primeiros registros são da década de 90. A Booknet é considerada uma das primeiras lojas virtuais no Brasil. Ela foi fundada mais precisamente em 1995, por um homem chamado Jack London. 

A loja vendia livros e teve muito sucesso. Por isso, em 1999, foi comprada e renomeada para Submarino, como relata o site News Com School

Em 1996, outra loja nasceu. O Ponto Frio começou a operar juntamente com suas lojas físicas. Em 1999, surgiram outros grandes nomes para a história do e-commerce no Brasil, como Americanas e Mercado Livre.

De lá pra cá, os e-commerces não pararam de surgir. São de diversos segmentos, como roupas, sapatos, itens para casa, acessórios, tudo que você possa imaginar. O mercado está sempre inovando. Por isso, sempre tem espaço para um novo comércio online. 

Como ter sucesso nesse meio?

Mas, nem tudo é tão simples assim. Para ter um e-commerce de sucesso, você pode seguir algumas dicas para te ajudar. A definição do público é algo muito importante na hora de começar, por exemplo.

Ou ainda um ótimo atendimento com suporte ao cliente. Tudo isso você pode conferir com mais detalhes nesse texto: Como funciona o e-commerce e como ter um plano de marketing ideal. 

Mas, algumas coisas podem acabar alterando a dinâmica de um e-commerce. A pandemia do novo COVID-19, por exemplo, afetou a economia do mundo todo. Alguns setores acabaram sofrendo mais do que outros. Por isso, vamos descobrir como foi com o e-commerce.

Conheça as melhores dicas e tudo sobre e-commerce
Tudo sobre e-commerce | Imagem do Pixabay

Tudo sobre e-commerce na pandemia

O novo coronavírus foi descoberto em uma cidade da China ainda em 2019. Em pouco tempo, o mundo inteiro estava passando por uma pandemia. Os comércios fecharam, as ruas estavam proibidas de serem frequentadas em muitos lugares, e a máscara se tornou um item obrigatório e indispensável.

Com tudo isso acontecendo, a economia mundial ficou abalada. Setores como turismo e esportes foram alguns dos que tiveram grandes quedas. Outros como pets, comidas e bebidas foram os que mais cresceram. Todos esses dados detalhados você pode conferir nesse outro texto: E-Commerce na pandemia: Os melhores resultados.

De maneira geral, a pandemia fez o e-commerce crescer ainda mais. Por isso, é uma área ainda para se investir. Veremos mais isso ao longo do texto.

Agora, antes de pensar em montar seu e-commerce, é preciso pensar em quem é o público principal desse tipo de negócio.

Quem compra na internet?

Quando pensamos em quem compra na internet, diferenciamos por idade, gênero e região, de acordo com o site Escola de E-commerce.

Gênero

Apesar de ser uma grande disputa, o gênero predominante nas compras pela internet são as mulheres. Em 2017, por exemplo, elas lideraram com 50,1%. Porém, os homens costumam gastar mais em média, com 343 reais, enquanto as mulheres ficam com 243. 

Idade

A idade predominante de quem compra na internet é entre 25 e 34 anos, com 38%. Enquanto isso, o menor público é o de idosos com mais de 65 anos, tendo um total de 2% na disputa.

Região

A região também tem um índice de influência maior em algumas regiões. A 35ª edição do Webshoppers mostrou que 60% das compras no Brasil são feitas na região sudeste. Em segundo lugar, o sul, com 16%. E em terceiro, nordeste com 12,5%. 

Para saber tudo sobre e-commerce, algumas dicas vão te ajudar. Outros fatores como acompanhar os resultados também influencia para ter sucesso. Por isso, agora que você já sabe a história do e-commerce, quem compra esse tipo de produto e um pouco da história da internet, vamos às dicas para ter bons resultados.

Como conseguir ter sucesso com dicas de tudo sobre e-commerce
Ter sucesso sabendo tudo sobre e-commerce. | Imagem do Pixabay

Acompanhamento dos resultados de um comércio online

Mesmo nesse período de pandemia, como vimos, o e-commerce continuou crescendo, num cenário geral. Porém, não basta só ter bons resultados, é preciso que você entenda sobre cada crescimento e saiba ter um olhar voltado para o marketing de conteúdo da empresa.

Mas calma, se você tem dúvidas quanto a isso, pode conferir neste texto: Como aumentar suas vendas online: as estratégias da Venda Válida. Existem dicas para facilitar esse processo para você, como a atração do cliente, um atendimento personalizado, experiências diferenciadas pelo celular e muito mais.

Além disso, se você entender um pouco mais sobre porque as vendas aumentaram em 2020, isso poderá facilitar num cenário próximo para crescer ainda mais seu negócio. Os E-commerces de sucesso e o aumento das vendas podem te ajudar a entender melhor.

É muito importante saber identificar de onde vem os resultados para conseguir manter esse benefício por mais tempo. O marketing digital, sem dúvidas, é um dos grandes avanços que veio junto com a internet e que auxilia no aumento de vendas online.

Por que investir?

Outro assunto muito importante, além do acompanhamento dos resultados, é saber por que investir nessa área, ainda nova para alguns. O e-commerce possui algumas vantagens próprias. Se você já tem um, além de todas as dicas já passadas, você pode saber também qual a vantagem do e-commerce e por que investir nesse meio.

Em resumo, a praticidade e facilidade do e-commerce fez ele aumentar ainda mais. Por isso, a importância de saber por que investir nessa área. Mas calma, se você acha que o setor já está saturado e não tem espaço para você, temos a solução. 

O setor se expande rapidamente, por isso sempre tem lugar para novos negócios. Você pode pensar, também, em quais são os grandes nomes do e-commerce no Brasil, como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Amazon. Assim, poderá imaginar algo ainda mais inovador para seu negócio.

Para te ajudar a comparar os resultados do seu e-commerce e finalmente chegar ao sucesso no número de vendas, por exemplo, nós da Venda Válida somos uma empresa especialista nisso. Nós recuperamos boletos, carrinhos de compras abandonados e também realizamos um fluxo de cadência para reativar seu cliente em potencial. 

Se quiser saber mais sobre como é o nosso trabalho e como funcionam os resultados, você pode falar com um especialista da nossa empresa. Com certeza vamos te ajudar a aumentar suas vendas ainda mais e ter sucesso! Não perca essa oportunidade. 

Além disso, temos também a funcionalidade do Whatsapp Business. Com ele, seus clientes possuem muito mais confiança. Fale com a gente e descubra tudo sobre essas novidades que prometem impulsionar suas vendas!

Leia também: Como usar a ferramenta SEO na otimização de sites?

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