Close

Tudo sobre empreendedorismo: as melhores dicas

Empreender é uma das formas de conseguir ganhar dinheiro. No entanto, nem sempre é fácil começar. Por isso, vamos te contar tudo sobre empreendedorismo: como começar e quais as melhores dicas.

Segundo o Dicio, um dicionário digital, empreender é tentar fazer algo, geralmente bem difícil. Ou mesmo realizar tarefas e conseguir completar. Ou seja, essa é a ação do verbo.

Na prática, é dar os primeiros passos para começar um novo negócio. Isso pode ser muito diverso, como abrir uma nova loja de roupas online, uma agência de marketing digital ou oferecer algum serviço para grandes empresas.

Tudo isso também é empreender. Por isso, por ser um ramo muito diverso, a concorrência também pode ser maior. Mas calma, existem dicas para ajudar nisso. Antes, precisamos entender mais sobre como o empreendedorismo está no Brasil.

O empreendedorismo no Brasil

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de muitas empresas. Muito mais do que isso, vários negócios perderam forças e tiveram que ser fechados. Outros, apesar de não fecharem, demitiram vários dos seus funcionários.

Tudo isso aconteceu porque o vírus, como hoje já sabemos, é muito transmissível pelo ar. Por isso, a quarentena foi obrigatória desde março de 2020. Assim, com todos passando muito mais tempo em casa, as empresas físicas se viram no prejuízo.

Máscara, álcool gel e distanciamento foram as medidas que todos tiveram que seguir. Logo, ficar dentro de um mesmo ambiente de trabalho poderia se tornar bem mais perigoso.

No entanto, em meio a todo esse cenário, grande parte das micro e pequenas empresas conseguiram continuar no mercado. Só em 2020, foram 293,2 mil novos empregos, segundo um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados do Ministério da Economia.

Tudo sobre empreendedorismo
Foto: Reprodução/Freepik

Como começar a empreender?

Para começar um novo negócio, existem algumas dicas para empreender que prometem te ajudar nesse processo. 

Desenvolvimento da ideia

É importante você ter sua ideia bem desenvolvida antes de colocar em prática.

Observe o mercado 

Observe seus concorrentes, isso é importante para fazer o benchmarking. 

Se quiser saber mais sobre essas duas dicas e muitas outras, você pode ler o texto: “Como começar a empreender: as melhores dicas”.

Apesar de ainda estarmos em um cenário de incertezas com a pandemia da Covid-19, hoje sabemos que está bem melhor que há um ano. Por isso, pode ser a hora de começar a pensar na ideia de investir em um novo negócio.

Mas o que isso vai te trazer de bom? Algumas vantagens em empreender podem te fazer começar. Além de cuidar do seu próprio negócio, é um desafio bem grande e inovador, já que você vai começar algo do zero. 

Como você que vai escolher o que fazer, uma grande vantagem é trabalhar com o que gosta. Assim, fica tudo mais leve e fácil. Isso é algo bem pensado na hora de começar a empreender.

Tudo sobre empreendedorismo: o digital

Você já pensou em vender online? Essa pode ser uma boa opção. Entre alguns benefícios, economizar estoque pode ser um deles. Isso porque com as vendas online, você consegue ter mais noção sobre a quantidade de produtos e ir controlando quando vai precisar aumentar o estoque.

O empreendedorismo digital é muito relevante, já que em 2019, 82,7% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Esse dado foi divulgado esse ano pelo governo federal, mas foi realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). 

Além disso, outras vantagens podem te animar a começar:

Redes Sociais

Workshops e eventos online

Quer saber como isso pode se encaixar no seu tipo de empreendedorismo? Clique aqui.

E se eu quiser empreender com minha empresa pequena?

O empreendedorismo possui várias possibilidades. Isso não acontece somente com empresas grandes, muito pelo contrário. Por isso, você pode começar a pensar no seu negócio antes mesmo de abrir um, e empreender também faz parte disso.

Se você já passou pelo processo de desenvolver a ideia, organizar tudo que precisa e já está até mesmo considerando o empreendedorismo digital, mas ainda sim sua empresa é pequena, algumas dicas te ajudam a crescer ainda mais.

Separar seus gastos pessoais dos profissionais é um começo bem importante. É claro que podem surgir emergências, mas ter isso bem estabelecido na maioria das situações é importante.

Criatividade é a chave do sucesso. Isso te diferencia dos concorrentes e te destaca no mercado de trabalho. Mas como usar?

Tudo sobre empreendedorismo
Foto: Reprodução/Freepik

1. Use as redes sociais para ser criativo

Redes sociais são bem importantes para comunicação e também para servir de vitrine. Lá, você pode expor seus cases de sucesso, dar dicas e estar mais bem mais perto do seu público. Além disso, invista em um diálogo aberto com seus clientes: caixinhas de perguntas e enquetes no Instagram deixam a comunicação mais dinâmica.

2. Seja diferente do padrão de mercado dos concorrentes

Se você quer se destacar, tem que pesquisar bem. Para ser diferente, você pode oferecer kits com produtos personalizados, investir em cupons de desconto ou ainda ofertas exclusivas para aqueles que recomendarem seu negócio. Assim, você traz novos clientes e mantém os antigos.

Ok, mas tudo isso pode ser muita informação para quem está começando ou quem está pensando em começar a empreender de maneira diferente. Por isso, temos um artigo exclusivo falando sobre o que você pode dar prioridade ao empreender. 

As primeiras dicas podem te fazer pensar mais sobre o assunto. Clique aqui se quiser saber mais sobre o que priorizar e no que investir ao empreender.

Histórias Inspiradoras

Começar a empreender nem sempre é fácil. Para conseguir chegar ao sucesso, alguns passos, como os mencionados, te ajudam nessa etapa.

Além disso, algumas histórias inspiradoras podem te incentivar ainda mais. Oprah Winfrey teve uma história triste no começo da sua vida. Ao dar a volta por cima, ela conseguiu inspirar cada vez mais pessoas. 

Hoje, a apresentadora faz muito sucesso em todo o mundo. Quer saber a história dela e de outros empreendedores? 3 histórias de empreendedores reais para te inspirar. 

Estratégia rápida e eficiente

Se você já sabe tudo sobre empreendedorismo e já começou a investir há algum tempo, uma ferramenta de sucesso pode te ajudar.

A Venda Válida trabalha com o Web Push para você enviar um aviso para seus clientes sobre o que quiser. Além disso, o WhatsApp Business serve para passar confiança ao conversar com seus clientes.

E se você quer aumentar suas vendas de vez, nós recuperamos clientes através de SMS, e-mail e ligações. Se quiser saber mais, fale com um dos nossos especialistas. Você não vai se arrepender de saber um pouco mais sobre nossas soluções.

Deixe uma resposta

Close