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Tudo sobre retenção: dicas para manter clientes

A retenção de clientes é uma das estratégias mais importantes do marketing ideal. Além disso, é uma forma de conseguir impulsionar e saber como vender mais. Nesse texto, você vai saber tudo sobre esse processo, e as principais dicas e estratégias para você conseguir ter sucesso no seu negócio. 

O marketing é muito amplo e possui diversos tipos de estratégias para que você consiga alcançar os resultados que traçou nas suas metas. 

Além disso, esses resultados de vendas podem vir de diversas formas. Você pode utilizar estratégias como postagens em redes sociais, blogs ou newsletter. Ou ainda, fazer ligações diretas para seus clientes em reuniões ou chamadas.

A retenção de clientes é um dos tipos de estratégias. Ela é importante para recuperar clientes que você perdeu e deixar eles ainda mais perto da sua empresa para que não perca eles de novo.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Rock Content, os clientes fiéis ao seu negócio compram até 10 vezes mais do que clientes novos. Além disso, um aumento de 5% na taxa de retenção pode aumentar os lucros entre 25% e 95%. 

Isso mostra como esse tipo de retenção ainda funciona. Você pode se interessar também por saber como funciona a retenção de clientes. Dicas práticas com certeza fazem a diferença.

Outra vantagem importante nesse tipo de estratégia é os diferentes fluxos de cadência. Ou ainda, você pode escolher por aquele que mais vai se encaixar com o perfil da sua empresa, ou mesmo o que você acha que seus clientes vão preferir e te dar melhores resultados de respostas.

Análise dos negócios para saber tudo sobre retenção de clientes
Dicas de vendas e o marketing ideal. Foto: Reprodução/Freepik

Dicas de vendas: um pós-venda de sucesso

Existem diversos motivos para a retenção de clientes ser importante e conseguir te trazer ótimos resultados, por isso trouxemos dicas de vendas para você. Além disso, uma boa experiência no pós-venda é uma forma de conseguir sucesso. Mas não é apenas isso. Algumas dicas vão te ajudar ainda mais. Vem conferir nesse texto!

Manter a comunicação com o cliente

Mesmo após o pós-venda, você deve manter um contato com seu cliente. Isso faz com que ele retorne mais vezes à sua empresa e, assim, seja fiel ao seu negócio.

O marketing ideal é aquele que está próximo do cliente.

Estar aberto ao diálogo

Se você manter o contato com seu cliente e estiver disponível para ouvir as sugestões, críticas e até mesmo recomendações dele, vai ser muito mais fácil de ele voltar a te procurar com mais frequência. Invista nessa dica, ela é fundamental para a comunicação acontecer.

E a retenção?

Se você tiver uma boa comunicação com o cliente desde a primeira compra dele, vai ser muito mais fácil na hora de recuperar. Isso porque ele vai lembrar da sua empresa, de como você prestou um bom serviço e esteve aberto a conversar com ele. 

Nesse caso, a estratégia não deve mudar. Você pode tentar entender porque o cliente abandonou o carrinho de compras, por exemplo. Esse contato pode acontecer de diversas formas.

É claro que existem desafios durante todo o caminho de vender pela internet. Por isso também que existe fluxo de cadência personalizado do jeito que você preferir. Além disso, o tipo de tráfego também influencia nos resultados.

Existem alguns fatores que contribuem, também, para a fidelização do cliente com o seu negócio. 

Fidelização do cliente e retenção no marketing ideal

Algumas dicas de vendas vão fidelizar seu cliente e você vai saber como vender mais. Existem muitas, mas trouxemos as principais para que você garanta que isso aconteça com seus clientes!

1. Follow-Up 

Dentro do marketing ideal, a definição de follow-up é acompanhar as etapas de um processo, fazer a avaliação do que está sendo feito. 

Em vendas, é possível acompanhar a relação do cliente com a empresa e avaliar se o processo está tendo bons retornos e a avaliação do cliente. Por isso, é importante manter esse tipo de comunicação para garantir a fidelização do cliente.

 2. Seja ético com os compromissos

Para garantir que o cliente seja fiel à sua empresa, garanta que você e sua empresa vão ser éticos também. Isso quer dizer cumprir horários, não dar informações falsas, responder os clientes com educação e sabedoria. 

O ramo das vendas requer uma comunicação direta e simples, para o cliente não se sentir confuso com as informações que você está passando. Por isso, a ética é importante nessa etapa também.

Aperto de mãos fechando negócio de tudo sobre retenção de clientes
O fluxo de cadência e a comunicação com o cliente. Foto: Reprodução/Freepik

 3. Estimular novas compras

Fazer com que o seu cliente sempre compre de você é uma forma de fidelização. Além disso, uma ação muito comum no marketing em geral é cartões que, quando o cliente atinge um número x de serviços contratados, ele ganha um desconto. 

São ações que também podem vir para o marketing digital. O uso de cupons de desconto ou promoções especiais e exclusivas funcionam muito bem e costumam reter o cliente para seus negócios novamente.

 4. Investir na experiência

Você deve pensar no pós-venda, que é o assunto retratado aqui. Porém, até chegar no pós-venda, existem alguns passos. Você deve conquistar o seu cliente desde o início, tirando dúvidas, respondendo sobre pagamentos, parcelamentos e o que ele precisar.

O pós-venda é uma das etapas fundamentais. Mas, até chegar nele, o cliente precisa se encantar pelo serviço ou produto oferecido e ter uma boa experiência ao efetuar a compra.

Caso não conclua a compra, a Venda Válida entra como uma aliada ao seu negócio. Recuperamos seus clientes que abandonam carrinhos de compras, ou recuperamos assinantes do seu negócio. Ainda, trabalhamos para melhorar times de marketing fazendo os leads avançarem na conversão.

Para aqueles que geraram um boleto e não concluíram o pagamento, também conseguimos reter. Todo esse processo ocorre através de um fluxo de cadência diferenciados, basicamente compostos por SMS, e-mail e ligação customizada.

Além disso, a função do Whatsapp Business também pode ser colocada em prática. Como é um aplicativo popular, com certeza seus clientes usam. Com isso, as mensagens programadas chegam até o consumidor, que conseguem finalizar a compra com muito mais facilidade.

As mensagens programadas facilitam o clique do cliente, já que ele não precisa voltar ao site de origem, apenas precisa de um código para concluir a compra pelo banco.

Ou seja, toda essa facilidade gera um interesse do cliente, já que ele não precisa passar por mil passos até concluir a compra. É o que pode despertar ele a concluir a compra, por exemplo.

Fale com um dos nossos especialistas e agende uma ligação sem compromisso. Vamos te explicar como funciona nosso trabalho e com certeza você vai se interessar por essa parceria. 

Leia também: Tudo sobre startups: tipos e exemplos para te ajudar

42 comments

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